sábado, 28 de julho de 2012

Indicação de leitura...

Olá...
Ontem fui à livraria Cultura, aqui de São Paulo (eu piro naquele lugar!!!! rs) e adquiri um livro que considero importante para quem quer se informar sobre o assunto... Anotem aí:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE REDUZIR O SEU ESTÔMAGO. Escrito por dois médicos: Adriano Segal (Psiquiatra) e Márcio Mancini (Endocrinologista/cicurgião) - Editora Brasiliense.

Postarei aqui uma resenha do livro para que vocês conheçam a minha opinião sobre a leitura.




Os autores deste livro são dois médicos que fazem parte da equipe de médicos do HCFMUSP especializados em Obesidade e doenças Metabólicas. Trata de uma ótima leitura informativa e sem os jargões médicos que dificultam a compreensão do público leigo. No final do livro eles até colocam, de forma bem humorada um tal de GLOSSÁRIO AO CONTRÁRIO, apresentando uns termos técnicos importantes com as respectivas explicações.
Apesar de tratar de um livro de caráter informativo, eles escrevem de uma forma leve e informal, como se estivessem de fato conversando com o leitor.
A introdução do livro é fundamental para aqueles que desejam ou já vão fazer a cirurgia, não pulem a Introdução, é muito importante! Principalmente se você é uma pessoa que acha que a cirurgia é milagrosa e é uma solução RÁPIDA para um problema que provavelmente ronda a sua vida por anos a fio...
Para sem bem sincera, só não concordo como eles descrevem o PAPEL do Psicólogo na equipe multidisciplinar para a cirurgia bariátrica. E vejo uma necessidade de explanar aqui o meu ponto de vista sobre o assunto, visto que SOU psicóloga!
Que médico e psicólogos muitas vezes não tem uma boa relação isso é sabido por ambos os lados, mas na minha opinião, foi colocado sobre o nosso trabalho uma visão superficial e sob o ponto de vista de uma abordagem teórica predominante que não vem ao caso discutir isso aqui. Mas quando o psicólogo se mostra CONTRA a opção cirúrgica para o tratamento da obesidade, não é a toa e tem sim seus fundamentos científicos para isso! Afinal, temos sim que ter muita cautela ao emitir um laudo aprovando ou não esta cirurgia à uma pessoa e o que muitos não entendem é que não bastam, em alguns casos, umas duas ou três sessões para a emissão do mesmo. A finalidade do Psicólogo não é de ATRAPALHAR  os planos de ninguém, mas é de ajudar a pessoa a refletir sobre os benefícios e os contras de uma cirurgia para que ela decida se vale a pena o risco ou não. Além disso, é importante verificar junto ao paciente se ele tem condições emocionais de enfrentar todo o processo, se a família estará com ele junto nessa trajetória, e conscientizá-lo da FUNDAMENTAL importância de seguir os tratamentos propostos. É difícil um parecer contra uma cirurgia, mas quando isso ocorre é porque foi diagnosticado problemas emocionais graves que muitas vezes o BOM psiquiatra também diagnostica.
Digo BOM psiquiatra, porque infelizmente como em qualquer profissão existem bons e maus profissionais! E sabemos que um diagnóstico feito em menos de 15 minutos não pode ser confiável.
Ah, e a meu ver, a função do psicólogo vai além de orientar/informar o paciente sobre a cirurgia! É propor um espaço para que o paciente fale sobre as suas impressões, os sentimentos que surgem com as informações que eles recebem, como eles lidam com o corpo e com os outros, refletir sobre a sua obesidade e a aderência nos tratamentos que buscou antes, verificar a coerência no seu discurso, acompanhar o progresso do tratamento no pós-operatório indo além de tirar suas duvidas, mas verificando junto com o paciente como ele está sentindo/vendo as mudanças corporais e emocionais que estão ocorrendo. Isso é importante! 
Bom... é isso... este é o único adendo que pontuo sobre o livro. No mais, boa leitura 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sejam todos bem vindos!

Resolvi criar este blog para dividir informações sobre a cirurgia Bariátrica, ou Gastroplastia, ou cirurgia de redução do estômago...
Postarei, textos científicos escritos por pessoas que desejarem participar deste blog, por mim e links interessantes sobre o assunto!
Bom, sou formada em Psicologia e estou prestes a fazer esta cirurgia... por isso também partilharei um pouco de minha esperiência!

É isso! Espero que vocês aproveitem este espaço!!!


Beijos!

Este blog está em processo de construção...

Por isso ele está sendo atualizado aos poucos, ok?