domingo, 23 de setembro de 2012

Chococat's2 Tudo sobre a Gastroplastia: 19 dias após a gastroplastia!!! Como tudo ocorreu....

Chococat's2 Tudo sobre a Gastroplastia: 19 dias após a gastroplastia!!! Como tudo ocorreu....: Olá!!! Hoje, dia 23/09/2012, completo 19 dias da cirurgia... sem dores e apenas alguns períodos de fraqueza e tals... A CIRURGIA No d...

19 dias após a gastroplastia!!! Como tudo ocorreu...

Olá!!!

Hoje, dia 23/09/2012, completo 19 dias da cirurgia... sem dores e apenas alguns períodos de fraqueza e tals...

A CIRURGIA

No dia 04/09 às 14:10h o anestesista me informou que estava começando a sedação... colocaram uma máscara de oxigênio e meus olhos foram fechando involuntariamente... acordei por volta de 18:00 ou 18:30h, não sei muito bem... estava sem meus óculos e já viu né? rs A enfermeira me chamava, bem longe... informando que já havia acabado a cirurgia e meus familiares já estavam informados! E perguntou se eu conseguia mexer as minhas pernas! Levantei as duas pernas beeeeem alto (pelo menos é assim que eu imaginei que eu fiz né? rsrsrs)

Como eu estava calma! Apalpei meu abdome para ver se eu estava com dreno! Que alívio foi ao detectar que estava SEM ele!!! Ai... que alívio!
Aliás, eu estava calma há algum tempo atrás... desde que marcaram, enfim, a data da cirurgia! Parece que isso tirou toda a preocupação...
Era engraçado ver que as pessoas à minha volta pareciam muito mais preocupadas do que eu!!! hahaha
Mesmo quando eu me internei, no dia 04 de manhã... estava tranquila, parecendo que estava no hospital para fazer uma simples ultrasson!!! rsrsrs

Nem vi a hora passar na sala pré-cirúrgica... o enfermeiro deu as roupas LINDAS da cirurgia com aquela touca LINDA e aquelas sapatilhas LINDAS!kkk e depois já preparou o acesso. Conversei com minha mãe e minha tia que veio de campinas para me ver!!! <3 E depois, com o meu irmão, que havia saído para ir ao banco... Quando vi... já eram 13:30h e o enfermeiro do centro cirúrgico chegou para me chamar!
Só me preocupei na hora porque a minha mãe havia saído para comer alguma coisa e ela não iria ver eu entrando no centro cirúrgico... mas depois pensei bem e disse... vejo a minha mãe depois! hehe Ê certeza que ia dar tudo certo! rs

Lá fiquei sentada na maca olhando tudo e todos... escutando as orientações e perguntas do anestesista e aguardando o meu médico chegar! Vi a televisão entrando na sala e imaginei ser a sala que eu iria operar... e foi mesmo! rs
Quando o Dr. Marcelo Rumi chegou, foi conversar comigo... ele também estava tranquilo... Aliás... ele foi super cuidadoso comigo. Disse que iria me ver no outro dia na hora do almoço. E foi mesmo! rs Me examinou, deu algumas orientações e a minha linda ALTA! huhuhu Nem deu pra sentir o gosto de ficar no hospital! [Ainda bem!!]

A primeira semana é esquisita... dores abdominais são normais pelos gazes (nunca peidei e arrotei tanto!!! kkkkkk) e pela sensibilidade da região que foi mexida na cirurgia. A dieta é tranquila... aliás... siga a sua nutricionista, porque cada profissional orienta de um jeito... Mas é meio complicado lidar com a vontade de comer tudo o que não se pode comer. O que é normal, devido à grande restrição da dieta nos primeiros dias...

Pela minha nutricionista, devo permanecer um mês na dieta líquida... aiaiai!

Bom... 9 dias depois, fui ao consultório do Dr. Marcelo para o retorno! Tudo estava bem... e em 9 dias havia eliminado 7 kilos [bom... no dia da cirurgia me pesei e estava com 130kg... achei estranho pois três dias antes estava com 133,0kg que não conseguia eliminar nem com reza brava!rsrs O que aconteceu???? rs bom... falarei com a nutri no dia da consulta de 1 mês!]

Bom... agora... peso só depois da consulta com a nutricionista! Não insistam, por favor! rsrs Tudo para evitar a ansiedade!

Passado a "crise" da primeira semana... rs Estou bem e conformada com a dieta! Afinal é apenas uma fase!

O Dr. Marcelo, me indicou a vitamina MATERNA® pois ela apresenta quantidade de ferro maior do que a encontrada no CENTRUM... bom... mas isso é uma conduta médica... e cada um sabe o melhor pra cada um... Melhorei um pouco da fraqueza depois de começar a tomar... mas ela ainda estava ali... me deixando sem ânimo algum, principalmente depois do almoço.

14 dias depois da cirurgia, voltei ao trabalho, ou seja, tentei voltar... mas passei muito mal de manhã, com a pressão baixa e a tarde com a fraqueza. Sorte que pedi ao Dr. mais três dias de licença.

Depois de 15dias acrescentei à minha dieta iogurte natural e leite desnatado com CÁLCIO 3x ao dia com frutas, puro ou mingau bem ralo! E isso ajudou muito a me dar mais disposição. E a funcionar melhor meu intestino! Ah meu intestino... acostumado a ser um reloginho, cheguei a ficar três dias sem ir ao banheiro! Que tortura! rs Sem falar que mudou a cor e o cheiro das fezes também!!! Afff!!!

Já consigo dormir de lado e sem levantar à noite! E estou começando agora a conseguir tomar a porção toda de líquido nas refeições sem ter que dividir ao meio e aguardar pelo menos uma hora para tomar a outra parte! Afinal, tenho que me preparar para a segunda fase da dieta!!!

Bom... é isso... Agora postarei umas fotinhos ANTES da cirurgia... as DEPOIS só depois de um mês! =P







SOBRE O MEU PROCESSO DE CIRURGIA E EMAGRECIMENTO - REFLEXÕES SOBRE A DECISÃO DE FAZER UMA CIRURGIA!

 

Quinta-feira, 26/07/2012

Assim como a maioria das pessoas que decidem fazer a gastroplastia, comecei a engordar no início da adolescência. Pois no período de passagem da infância para a adolescência, para todos, não é nada fácil! De repente as brincadeiras deixam de ser prazerosas e descobrir outras fontes de prazer não é nada fácil, ainda mais sozinha! E é justamente neste momento crucial que o COMER passa a ganhar sua força.
Quando não sabemos o que nos faz mais feliz, tudo parece sem graça e hostil, a GELADEIRA está lá... prontinha para ser atacada! E que prazer é ATACAR A GELADEIRA!!! kkkk
Ainda mais quando o que você consegue é ver que o que lhe é prazeroso é comer, dormir e assistir TV!
Claro que isso não era a verdade! Mas havia algo que me impedia de ir atrás de outro tipo de "DIVERSÃO" assim como deve ter acontecido com outros GORDINHOS por aí... e com certeza O COMER é muito mais "tranquilo" do que o "buscar". É como se o "buscar" fosse o velho ursinho de pelúcia ou a última boneca que você ganha na vida de criança e quer guardá-los a sete chaves e não desgrudar mais! Que desespero seria largar tudo isso e se aventurar em outras terras!!!
A adolescencia foi um momento em que engordei bastante e sofri bastante também tudo o que hoje é tão conhecido como bulling. Chamem do jeito que quiserem... independente do nome que se dá a isso, o fato é que ser gorda (o) não é fácil num mundo em que o BELO é ser uma BARBIE!!!
É... falei muito disso em meus bons anos de análise... e na verdade falei sobre coisas muito mais profundas do que isso e que não cabem dizer neste espaço. Coloquei sobre isso porque isso é algo tão conhecido das pessoas que são obesas... mas de uma coisa todos precisam ter consciência: cada pessoa tem as suas marcas e por isso cada um apresenta seus sintomas de acordo essas marcas. Sendo assim, o que serve para uns não há de servir para todos! Mas certamente dividir duvidas e experiências são fundamentais para quem está vivendo o processo de decidir se faz uma gastroplastia ou não!
Não sou a favor da gastroplastia, mesmo assim resolvi fazê-la. Seria uma incoerência isso? Talvez, mas certamente depois que eu explicar um pouco melhor vocês compreendam que não há nenhuma incoerência nesta escolha.
Se alguém me perguntar a famosa pergunta que TODOS fazem às pessoas que já fizeram ou vão fazer a gastroplastia: VOCÊ INDICARIA ÀS PESSOAS ESSA CIRURGIA? Eu respondo o seguinte: NÃO!
Mas por quê? Porque existem alguns pontos importantíssimos a serem considerados e os listarei abaixo cada um deles.
1º A gastroplastia é um ato cirúrgico ALTAMENTE INVASIVO E DE RISCO! Você vai mexer no funcionamento de seus órgãos digestivos e vai correr TODOS os riscos de uma cirurgia de GRANDE PORTE! Pode parecer uma bobagem, mas esse processo pode mexer seriamente com a cabeça de uma pessoa não preparada para passar por um processo cirurgico tão invasivo e restritivo quanto este! Daí vocês me perguntam: Tá, e quando uma pessoa está preparada? A resposta não é tão rápida assim... e certamente depende de uma série de fatores! SOU CONTRA UMA PESSOA DECIDIR FAZER ESSA CIRURGIA SEM PASSAR ANTES POR UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO! Pode ter muitas pessoas que obtiveram sucesso mesmo sem esse acompanhamento... mas não há como prever a reação de uma pessoa à uma cirurgia tão invasiva como essa antes e por isso mesmo não concordo com QUALQUER DECISÃO RÁPIDA!
No meu percurso de pesquisa sobre a gastroplastia, li muitos depoimentos para ver como as pessoas lidam com os efeitos da cirurgia! Vi muitos casos belíssimos e outros que marcam sofrimentos, mesmo pequenos, que poderiam não acontecer com um BOM ACOMPANHAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO! E com certeza, fazer um pré-operatório em 3 meses ou até menos é muito complicado! Pode dar tudo muito certo pois a pessoa realmente está muito bem para viver o processo de cirurgia e emagrecimento, mas pode ser uma catástrofe e a pessoa não aguentar e desenvolver quadros psiquiátricos graves, ou mesmo ter complicações pós-operatórias por não suportarem ficar sem mastigar ou comer em pouquíssimas quantidades! E até mesmo voltar a engordar ou não emagrecer o suficiente! PENSEM BEM ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO DESSAS!

2º ponto importante: Que a obesidade trás complicações para a saúde é cada vez mais sabido. Mas há uma pergunta que a pessoa tem que responder honestamente, aliás uma pergunta não, algumas!!!
#VOCÊ É GORDO POR QUÊ?
#VOCÊ NÃO CONSEGUE COMER POUCO POR QUÊ?
#VOCÊ DEIXA DE FAZER ALGO QUE DESEJA POR SER GORDO? POR QUE ISSO ACONTECE? DA ONDE VEM TAL REAÇÃO?
#COMO VOCÊ SE VÊ? GORDO? FEIO? SEM QUALIDADES BOAS? ACREDITA QUE É POR ISSO QUE NÃO ENCONTRA ALGUÉM ESPECIAL OU QUE É POR ISSO QUE NÃO FAZ AS COISAS QUE DESEJA???? VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O POR QUÊ?
#EU QUERO EMAGRECER OU SER EMAGRECIDO???

Coloquei essas inúmeras perguntas para dizer uma coisa muito importante: essas questões acompanham muitas pessoas, de formas diferenciadas, pois cada um é um. Mas as respostas à essas perguntas são importantes de serem encontradas e é exatamente por isso que um acompanhamento psicológico ou melhor, psicanalítico é fundamental antes de sequer pensarmos em decidir se queremos de fato emagrecer e qual o caminho que tomaremos para fazer isso!
Se nas suas respostas houverem dúvidas sobre se vai conseguir lidar com a sua "nova" imagem, se você coloca TODAS as esperanças em cima da cirurgia e não pensa em MUDAR de vez todos os maus hábitos que os tornaram obesos, diabéticos, hipertensos e etc; pode ser um indício de que a cirurgia pode não ser um bom negócio. Principalmente se você acredita que só será feliz se for magro, ou achar que a cirurgia será a ÚNICA responsável pelo emagrecimento!
Atualmente existem uma infinidade de possibilidades de tratamento para a obesidade e a cirurgia deve ser a ÚLTIMA DAS ÚLTIMAS POSSIBILIDADES! Ou seja, só quando TUDO já foi feito e não houveram resultados e depois de analisar muito bem o POR QUE dos fracassos. Isso é para que isso seja "prevenido" se é que é possível prevenir um fracasso.

Devem aparecer aqui mais questões a respeito desse assunto e caso elas apareçam, serão colocadas aqui posteriormente.