quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Afinal de contas, o que acontece com a imagem corporal depois da cirurgia bariátrica?

 
 
Ao fazer uma cirurgia bariátrica uma série de mudanças ocorrem com o seu corpo e sua CABEÇA... e o que nenhum médico, psicólogo ou psiquiatra pode garantir é como estará sua cabecinha depois da cirurgia!
 
Bom... garantir como estará ninguém pode... mas podemos, em muitos casos, perceber que algo não está nada bem mesmo antes da cirurgia! Aliás, é para isso que servem as consultas com psicólogos e psiquiatras [este último, quando o convênio exige].
 
Antes de ser uma pessoa que FEZ a gastroplastia, eu sou uma PSICÓLOGA. Isso não me garante sucesso não!!! rs Mas conhecimentos sobre o assunto eu tenho! Li artigos científicos sobre o tema, fui à palestras, fiz anos de ANÁLISE PESSOAL com uma psicanalista, estudei psicanálise em grupos de estudos... Acho que isso já me dá uma pequena base para fundamentar o que eu escrevo aqui, não acham?????
 
Todos falam dos transtornos alimentares [as bulimias, as anorexias, as compulsões...] e das distorções da imagem corporal... principalmente aquela distorção onde a pessoa se enxerga mais gorda do que está... mas há também casos em que a pessoa se enxerga mais magra... enfim... são todas distorções... mas será que o espelho nos é tão fiel na imagem que nele se projeta?????
 
Eu particularmente acho que as fotos são mais fiéis, porém também variam conforme a pose, o ângulo que a pessoa está! Posso então dizer que o que é mais fiel ainda é a BALANÇA! Ela é o melhor parâmetro de peso, junto com a fita métrica.
 
Para quem gosta ou estuda psicanálise, Lacan escreve em "O estádio do espelho como formador da função do eu", no seu livro Escritos, sobre questões que envolve o corpo real, simbólico e imaginário. Um excelente e difícil texto.
 
Para quem se interessar, sugiro estes artigos sobre o assunto:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Esse outro pequeno artigo de um blog diz sobre a importância do acompanhamento psicológico no pré e principalmente no PÓS - OPERATÓRIO!

Bom... agora vou ler com mais calma o material que encontrei e em breve postarei mais informações à respeito... e aproveito para solicitar aos meus amigos PSIS que incrementem meu texto com seus comentários... seria muito bacana poder trocar informações sobre o assunto com os meus amigos leigos desse assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário